Em Itajuípe o cenário político teve reviravoltas. O grupo liderado pelo ex Prefeito Marcone Amaral rompeu definitivamente com o prefeito Léo da Capoeira, e acabou afastando alguns aliados como o ex vereador Pádua da Fm que declarou apoio ao Prefeito Léo. Quem acompanha a política local, lembra que no momento que Marcone veio ser candidato a prefeito e ganhou a eleição para Si Dantas com uma diferença mínima de votos, naquele momento a adesão e apoio do grupo de Léo da Capoeira foi determinante para concretizar a vitória de Marcone.
O racha no grupo mostra claramente que a maioria das pessoas que davam sustentação ao grupo político até então liderado por Marcone entendeu que Léo vem fazendo um governo técnico, com respeito ao erário público e que a lealdade que o atual gestor precisa ter é aos munícipes, fazendo a máquina pública funcionar sem conchavos e acordos beneficiando individualmente apadrinhados políticos.
O que se observa é que a maioria das lideranças que idolatravam Marcone avalia e apoia o atual governo de Léo da Capoeira, e depois dos nomes colocados, até pessoas muito próximas a Marcone não enxerga viabilidade na candidatura de Lusiane, mesmo ela tendo um bom mandato como vereadora. Pode ser um tiro de doze no pé, e podemos ver uma grande liderança manchar sua trajetória de líder político por um ato impensado numa candidatura que já nasceu fadada a não dar certo. É esperar pra ver...
Texto: política baiana