Nesta segunda-feira (31), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Cesar Porto (PP), se reuniu com o prefeito Valderico Jr. (UB) para discutir diversas pautas, incluindo a situação do transporte público na cidade. Durante o encontro, o prefeito confirmou a decisão de não renovar o contrato da empresa São Miguel, um posicionamento que foi elogiado pelo vereador.
"Ontem estive em um papo com o prefeito, e a conversa foi muito agradável e produtiva. Um dos principais temas discutidos foi o transporte público, e o prefeito foi muito claro ao afirmar que a política precisa cuidar do povo. Ele disse que, se não cuidar do povo que o elegeu, estará traindo sua própria base de apoio. Essa decisão não foi tomada de forma isolada, mas sim com base em anos de observação e investigação", destacou Cesar Porto.
O vereador também mencionou o histórico de debates e fiscalizações realizadas por parlamentares da cidade, como os ex-vereadores Augustão e Makrise, além dos vereadores Nerival e Enilda. "Foram várias comissões e estudos que levaram à constatação de que o transporte oferecido pela São Miguel era insuficiente e precário. O vereador Gurita, inclusive, chegou a afirmar que as condições do serviço eram tão ruins que beiravam um genocídio social."
Segundo Cesar Porto, o prefeito Valderico Jr. reforçou que sua campanha sempre teve como um dos principais compromissos a melhoria do transporte público. "Ele disse que fez diversas reuniões com as empresas e analisou criteriosamente a situação. Enquanto a Viametro apresentou melhorias e comprovou a aquisição de novos ônibus, a São Miguel não apresentou qualquer documentação que garantisse melhorias no serviço."
O vereador também enfatizou que a decisão sobre o contrato de concessão é prerrogativa do Executivo e que o papel da Câmara é fiscalizar. "Não somos contra nem a favor de nenhuma empresa, mas temos que ser justos com a população. O que o prefeito fez foi correto ao intensificar a fiscalização e impedir que a São Miguel continue prejudicando os cidadãos. Nos finais de semana, muitas pessoas não conseguem ir à praia, ao trabalho ou mesmo estudar porque, depois das 21h, não há ônibus circulando. Isso é inadmissível."
Por fim, Cesar Porto reafirmou o apoio da Câmara à decisão do prefeito, desde que ela continue sendo voltada para o bem-estar da população. "Eu disse ao prefeito: pode contar com esta Casa, pois estaremos do seu lado sempre que as decisões forem tomadas para beneficiar o povo."
Com a saída da São Miguel, espera-se que um novo modelo de transporte seja implementado com mais eficiência, segurança e regularidade, atendendo às necessidades da população e garantindo um serviço digno para os ilheenses.
Parabéns à Câmara de Vereadores por manter-se unida e comprometida com o bem-estar da população de Ilhéus!