Atenção ! Prazo de pagamento da 1ª parcela do IPTU de Itabuna vence amanhã


O Departamento de Tributos da Prefeitura de Itabuna alerta o contribuinte que vence amanhã, dia 6, o prazo para o pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano –  IPTU 2022, para quem optou pelo parcelamento. Já para aqueles que preferem o desconto, que varia de 10% a 20% em Cota Única, pode ser feito até o dia 7 de junho.

Segundo o diretor do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, Antônio Marcos Souza Santos, tem direito a desconto de 20% o contribuinte em dia com sua situação fiscal com a Prefeitura, enquanto aqueles que acumulam dívidas terão direito ao desconto de 10%.  Já  o parcelamento do IPTU pode ser em até 10 vezes, com a parcela vencendo no quinto dia útil.

Ele informou que não houve reajuste do imposto este ano e sim uma correção da inflação e revisão dos imóveis que passaram por ampliação. Marcos frisa ainda que houve um aumento considerável de famílias beneficiadas com isenção, cujo valor do IPTU seja de até R$ 150. “Com essa iniciativa, o prefeito Augusto Castro assegura uma melhor condição de vida às famílias de poder aquisitivo mais baixo, principalmente nesse período pós-pandemia da COVID-19”, acrescenta.

O diretor ressalta que para facilitar o atendimento do contribuinte desde o último dia 31 de março, a Prefeitura disponibiliza serviços online para a emissão do carnê do imposto. Além disso, o boleto do IPTU  pode ser solicitado pelo  aplicativo WhatsApp, no horário de expediente, por meio dos seguintes números: (73) 9-8102-7288 e 8135-6540.

Ainda por meio da plataforma digital num link no site oficial da Prefeitura www.itabuna.ba.gov.br, mediante o número de inscrição, endereço do imóvel ou CPF do contribuinte. Os carnês do IPTU também estão sendo enviados pelos Correios ou podem ser retirados no Setor de Tributos, no anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano.

Segundo Marcos, a facilidade de acesso aos serviços públicos online é importante ferramenta que resulta numa maior interação entre a população e a gestão municipal, garantindo mais agilidade e segurança ao cidadão. “Muitos dos serviços públicos que antes só podiam ser feitos de forma presencial, hoje é possível o acesso com apenas um simples clique”, reforçou o diretor.

Para concluir,  o diretor de Tributos lembra que a receita arrecadada com o tributo vai garantir melhorias dos serviços prestados à população, o que inclui saúde, educação e  obras de infraestrutura urbana que ajudam a melhorar a qualidade de vida.
_______________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

05.05.2022

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.