O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, não é médico e não tem formação de nível superior, contudo, em entrevista ao apresentador Tom Ribeiro, da TV Cabrália, nesta quarta-feira (3), ele deu uma aula de verdade (em relação aos números da Covid-19) ao seu colega de Ilhéus, Mário Alexandre, que usa jaleco e fez o juramento de Hipócrates.
Fernando, um octogenário reconhecidamente lúcido, colocou em dúvida os números apresentados pela cidade vizinha. “Têm municípios aí que não estão falando a verdade. Ilhéus mesmo tem problema. Aqui tem mil [casos] e morreram 39. Lá tem 500 [casos] e morreram 37. Eu acho que está errado esse número”, disse o prefeito. Especialistas em epidemiologia e estatística afirmam que o número de mortos é proporcional ao número de infectados. A quantidade de óbitos não mente, regra que evidencia a manipulação dos dados em Ilhéus.
O prefeito itabunense também disse que em sua gestão a mentira sobre a pandemia não é admitida. “Eu não quero número errado aqui comigo. Eu quero a coisa certa. Tem que me dar o que é correto, para passar o que é correto. Eu não quero mentira em meu governo”, falou em voz alta.
Apesar de ressaltar a importância dos números reais, Fernando cometeu o mesmo erro que Mário Alexandre ao determinar a reabertura do comércio local a partir da próxima semana.
Ontem o BG revelou, em primeira mão, um texto do Físico Zolacir Trindade (UESC) com questionamentos à veracidade do estudo assinado pelo secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, que justificou com dados manipulados a reabertura do comércio.
Assista.:
Via : Blog Do Gusmão.