Nesta quarta-feira (12), durante seu tempo regulamentar, o vereador de Ilhéus Tandick Resende quebrou o decoro parlamentar ao dirigir-se ao prefeito Mario Alexandre (Marão) com insultos e linguagem vulgar. Em um discurso inflamado, Resende repetiu várias vezes: “O prefeito é um bundão, o prefeito é um bundão, pode falar, você é um bundão, Mario. Você é um bundão, você decepcionou a cidade. A partir de janeiro, você vai ficar no ostracismo. Você não sabe o que é um pós-prefeitura não, rapaz. Respeite o povo de Ilhéus. O PT está te triturando, você abriu as pernas para o PT, o PT está te triturando.”
Conotações Pejorativas e Quebra de Decoro
O uso da expressão “abriu as pernas” é particularmente ofensivo, pois tem conotação sexual, sugerindo submissão de maneira degradante. Resende tem um histórico de usar termos desrespeitosos e de conotação sexual ao referir-se ao prefeito Marão.
Significados de “Bundão”
Ao chamar o prefeito de “bundão”, Resende utilizou um termo que pode ser interpretado de várias formas pejorativas:
- Jagunços, garimpeiros e criminosos ligados a políticos.
- Criminoso ou mau caráter.
- Indivíduo tolo ou retrógrado, desanimado, maçante.
- Medroso ou covarde; otário ou idiota.
- Em alguns contextos, pode referir-se pejorativamente a homossexuais, sugerindo que a pessoa tem uma “bunda grande” para ser notada por outros homens.
Repercussão
Toda essa fala de Resende foi em tom pejorativo e jocoso, claramente quebrando o decoro parlamentar. O presidente da Câmara, Paulo Carqueija, e demais colegas vereadores, devem abrir um pedido de cassação urgentemente, não deixando que a Câmara de Vereadores, um lugar que deve ter respeito e representar o povo, vire do avesso com atitudes ofensivas e desrespeitosas. Ele e qualquer vereador que seguir com atitudes dessas devem ser cassados.
Que pena que isso chegou a esse ponto, pois Tandick era amigo de Marão e andava bastante ao lado dele. Não se esperava que chegasse a esse ponto.
Redator Chefe : David Reis