Itabuna vai disponibilizar carteira para atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia


Portadores de Fibromialgia – doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono, memória e humor – terão atendimento preferencial garantido a partir do mês de maio, em Itabuna, mediante comprovação médica.

A norma, regulamentada por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, ganha reforço com a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc. De acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes.

A norma diz, textualmente: “Ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Fibromialgia”.

De acordo com a assistente social Pollyana Macêdo, do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela confecção das carteiras que serão disponibilizadas para os portadores da Fibromialgia. Segundo ela, pelo menos 80 pacientes já solicitaram sua carteirinha.

“O paciente deverá procurar atendimento no órgão emissor na Policlínica Municipal Dois de Julho, na Avenida Mário Padre, Góes Calmon. Ele deverá estar munido de RG, Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência, relatório médico e foto 3×4 para que possamos oficializar sua solicitação”, informa Pollyana Macêdo.
__________

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.