Prefeito Augusto Castro diz que novo campus da UFSB é um marco na retomada do desenvolvimento regional

Ao participar  da solenidade de inauguração do novo Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na sexta-feira, dia 6, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou que a implantação em definitivo do seu Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica é um marco referencial na consolidação do Sul da Bahia como polo de ensino superior e de retomada do desenvolvimento regional.

O ato oficial de inauguração das instalações do novo campus da UFSB em Itabuna foi presidido pelo ministro da Educação, Victor Gogoy, ao lado da magnífica reitora da Universidade, Joana Angélica Guimarães da Luz, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza. A solenidade contou ainda com as presenças dos deputados federais João Roma (PL-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA), além de outras autoridades estaduais e regionais.

Para o prefeito de Itabuna, a implantação do campus Jorge Amado da UFSB, além da materialização de um sonho da comunidade acadêmica, representa a concretização de um importante e indispensável instrumento para a retomada do crescimento econômico e social da região Sul da Bahia.

“Promovendo educação, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão, a UFSB será responsável por assegurar o conhecimento científico e tecnológico, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz e demais instituições de ensino superior da rede privada, tendo em vista um breve futuro promissor para o Sul da Bahia, com a implantação do Complexo Intermodal – Ferrovia Oeste/Leste e o Porto Sul”, afirmou o prefeito.
Augusto Castro disse ainda que a Prefeitura de Itabuna fortalecerá a parceria com a UFSB firmando convênios de cooperação técnica para execução dos projetos do governo municipal, principalmente na área de infraestrutura urbana, que visam preparar a cidade para atração de novos investimentos, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.
O novo campus Jorge Amado – Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia está localizado na área contígua a Ceplac, no Km 22 da Rodovia BR 415 Jorge Amado, no eixo Ilhéus-Itabuna. O Centro de Ciências e Engenharia Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) resultou em investimentos de R$ 61 milhões do Governo Federal.

Os novos edifícios da UFSB incorporam soluções para a sustentabilidade em relação ao consumo e geração de energia elétrica e aproveitamento da água. Como explicou a diretora de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, engenheira Lívia Berti Sanjuan Farias, “foram utilizadas diretrizes da arquitetura bioclimática com o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação”.
projeto para o Campus Jorge Amado foi desenvolvido pelos docentes e arquitetos Silvia Kimo Costa e Joel Felipe e abrange uma área total de seis hectares, com edificações e benfeitorias como arruamento e iluminação, por exemplo. Cada edificação, suas particularidades.

O Núcleo Pedagógico possui cerca de 6.000 m² e três pavimentos, com fundação para mais dois. A edificação contempla 24 salas de aula, um miniauditório e 7 laboratórios de ensino multidisciplinares. No caso do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica, as demandas têm foco no trabalho administrativo.
A edificação térrea projetada tem fundação para mais um pavimento e cerca de 4.105 m². As instalações incluem salas para: Espaço previsto para futuro restaurante, lanchonete, consumo do almoço de casa, sala dos Diretórios Estudantis, saguões centrais de circulação/espaço interativo para exposição de artes, dança, performances e trabalhos acadêmicos.
________________________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

07.05.2022

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.