Prefeitura de Itabuna e Fundação José Silveira promovem Mutirão de Saúde em Nova Ferradas

Prefeitura de Itabuna e Fundação José Silveira promovem Mutirão de Saúde em Nova Ferradas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, e a Fundação José Silveira se unem para promover a saúde por meio do atendimento aos moradores do Nova Ferradas e vários bairros da zona oeste de Itabuna em diversas especialidades médicas.

O mutirão denominado “Ação de Saúde”, acontece no domingo, dia 15, das 8 às 16 horas na Unidade de Saúde do Bairro Nova Ferradas, contando com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e com o apoio do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) .

“Os mutirões ajudam a mitigar a demanda reprimida da nossa cidade. Nesse, poderemos ofertar serviços tais como exames e consultas especializados para região de Nova Ferradas e adjacências” ressalta a secretária de Saúde.

O administrador da UBS, Silas Santos Araújo, adiantou que o atendimento será feito em consultórios móveis, instalados em duas carretas e contará com as especialidades de clínica geral, oftalmologia, citologia, ginecologia, exames de Raios-X, aferição de pressão arterial, ultrassons abdominal e transvaginal.

Haverá testes rápidos para diagnóstico de hepatites virais, COVID-19 e Aids, dentre outras. Também haverá atualização do cartão de vacina para adultos e crianças e  atendimento odontológico. É necessária a apresentação da carteira de identidade (RG) e cartão do SUS.

Silas explicou que o paciente terá assistência médica completa. Após passar pelo clínico,  será encaminhado para atendimento especializado, a exemplo de cardiologista, ginecologista e exames mais complexos como ultrassom, mamografia e citologia, com resultado imediato.

“A depender do diagnóstico, o paciente terá toda a assistência necessária para o  tratamento com acompanhamento médico e medicamentos fornecidos pelo SUS, disponíveis na Unidade de Saúde”, garantiu o administrador.

Ele contou que é a primeira vez que a Ação em Saúde da Fundação José Silveira chega a Itabuna e, além de promover o atendimento em massa de moradores de bairros como Ferradas, Nova Esperança, Fernando Gomes e de condomínios como Jubiabá, São José e Gabriela, também permitirá que trabalhadores sem tempo durante a semana possam buscar atendimento médico num domingo.

O administrador da USF ressalta a importância de um mutirão da saúde  como este, especialmente num fim de semana, ao informar que a demanda na Unidade de Saúde de Nova Ferradas é grande, com cerca de 16 mil pessoas cadastradas. “É uma grande oportunidade para desafogar o atendimento rotineiro e permitir que estas pessoas possam colocar a saúde em dia”, reforçou.
__________________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
13.05.2022

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.