PRESIDENTE DA CÂMARA MEDIA CONFLITO ENTRE INDÍGENAS E SECRETÁRIO MUNICIPAL APÓS INCIDENTE

Na manhã desta segunda-feira (15), indígenas Tupinambás foram recebidos pelo presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija (PSD), e pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB). Eles relataram para os parlamentares uma situação envolvendo o Secretário Municipal de Interior e o representante Tupinambá, Adenildo Souza Cruz, que alega ter sofrido agressões físicas e verbais do secretário devido a cobranças por melhorias na comunidade.

 

A discussão surgiu devido a uma promessa não cumprida relacionada à construção da Ponte Olho d’Água. Adenildo destacou a importância de resolver a situação pacificamente e afirmou que aceitaria um pedido de desculpas do secretário. “se ele me pedir desculpas, está desculpado, eu não vou levar para o coração”, concluiu a liderança Tupinambá.

 

 

O presidente da Casa Legislativa, Paulo Carqueija, intermediou o conflito entre a Secretaria Municipal do Interior e a liderança Tupinambá, solicitando uma retratação e pedido de desculpas. Ele também garantiu que o governo atenderá urgentemente a solicitação de barreamento de 2 km em Ribeirão Branco e de cascalhamento na baixada da Ladeira do Acuípe, no ponto conhecido como Tia Vani, no Acuípe do Meio. “Nos próximos dias, o governo garantiu que dará uma solução para essas demandas”, afirmou Carqueija.

O vereador Cláudio Magalhães insistiu o secretário a emitir uma nota pública pedindo desculpas pelo ocorrido. Ele elogiou a liderança de Adenildo e seu pai, Adalberto, pela tratativa sempre cordial com o município e a defesa das melhorias necessárias para as estradas e transporte. Magalhães enfatizou que é inadmissível que um secretário trate as lideranças dessa forma e expressou sua solidariedade com o pleito, destacando a intenção de melhorar a situação.

Estiveram presentes outras lideranças indígenas, como Adnoelson e Dete, além do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Pesqueiro de Ilhéus, Rodrigo Figueiredo. Figueiredo afirmou: “Viemos aqui com o intuito de colaborar com o legislativo para transformar essa questão em uma discussão simples e solucionável.”

 

Matéria assessoria de comunicação Paulo Carqueija

Ilheus net

COMPARTILHE!