TRANSPORTE NAS MÃOS DE VALDERICO JR: MARÃO ATENDEU TODOS OS PEDIDOS DE AUMENTO!

Com as eleições se aproximando em Ilhéus, Valderico Jr (União Brasil) volta ao centro das atenções, mas seu histórico com o transporte público gera grande preocupação. Em 2017, Valderico solicitou um aumento no preço das passagens de ônibus, que foi rapidamente concedido pelo então prefeito Mário Alexandre (Marão), em uma ação que beneficiou os empresários do setor. O reajuste de 13% foi aprovado em uma semana, e a tarifa passou de R$ 3,10 para R$ 3,50, bem acima da inflação daquele ano.

Desde então, o serviço de transporte público em Ilhéus se deteriorou. Ônibus quebrados, uma frota reduzida e veículos em péssimas condições são parte da rotina dos usuários. As promessas de melhorias como wifi e ar condicionado nunca se concretizaram, e sempre que um aumento é concedido, essas mesmas promessas são repetidas, mas sem resultados. O serviço, já precário, agora também enfrenta críticas severas pela perseguição aos motoristas de carros alternativos, como lotações, aplicativos de transporte e táxis, numa tentativa clara de monopolizar o transporte público em favor das empresas ligadas à família de Valderico Jr.

Além disso, durante a pandemia, a prefeitura desembolsou 15 milhões de reais para as empresas de ônibus, sob a justificativa de manter o sistema funcionando. Mesmo assim, os ônibus continuaram quebrando, e a qualidade do serviço não apresentou melhoras.

Outra questão que envolve Valderico Jr diz respeito à sua mudança de candidatura nas eleições passadas. Originalmente, ele planejava concorrer ao cargo de deputado estadual, mas de última hora mudou de ideia e disputou como deputado federal. Muitos especulam que essa mudança estratégica foi para não prejudicar a candidatura de Soane Galvão (PSB), esposa de Marão, que se tornaria deputada estadual. Há quem diga que essa decisão foi uma forma de retribuição pelos aumentos nas passagens de ônibus, concedidos rapidamente durante a gestão de Marão.

Valderico Jr ainda mantém uma estreita relação com os Carletto, poderosos empresários do setor de transporte, que, através do partido Avante 70, também apoiam Bento de Marão. Com essa aliança firmada, fica evidente que o interesse de ambos os candidatos pode não estar alinhado com as necessidades do povo de Ilhéus, mas sim com o empresariado. A grande pergunta que surge: até quando o povo aceitará pagar mais por um serviço de transporte de baixa qualidade?

Votar em Valderico Jr pode ser a receita para mais aumentos nas passagens, beneficiando empresas e prejudicando o cidadão comum, que já sofre com o péssimo estado dos ônibus na cidade. O futuro das passagens de ônibus em Ilhéus pode estar prestes a piorar — e a escolha está nas mãos dos eleitores.

COMPARTILHE!