Reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade baseada na empatia, a campanha de Nego de Saronga 13 e Zé Washington, anunciou nesta sexta-feira (23), que nos eventos da campanha eleitoral não irá utilizar fogos de artifício.
A iniciativa visa preservar o bem-estar de grupos mais sensíveis e vulneráveis a esses artefatos, como autistas, enfermos, idosos, crianças e animais, além de reforçar o compromisso com o sossego e a segurança da população.
A campanha destacou os impactos negativos que essa prática causa ao meio ambiente, além dos prejuízos para acamados e recém-nascidos.
O barulho ensurdecedor gerado pelos fogos de artifício pode causar estresse físico e psicológico nos animais, o que pode resultar em fugas, agressividade, ansiedade, atropelamentos, convulsões, problemas cardíacos e até morte. Além dos animais, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), crianças, idosos e enfermos também sofrem com o barulho das comemorações. Nos autistas, o barulho repetitivo se torna angustiante, sobrecarregando seus sistemas sensoriais e provocando estresse
intenso. Já nos idosos, pode causar desorientação grave, causando delírio, alucinações e confusão mental, comprometendo seriamente a sua qualidade de vida.
Além disso, Nego de Saronga e Zé Washington aconselham os demais candidatos e população em geral a aderirem a prática e façam uma celebração sem causar nenhum tipo de sofrimento.